O conceito do layout One Page nada mais é do que o site de uma única página, onde todas as informações da empresa ficam no mesmo endereço. Ou seja, num mesmo endereço é mostrado tudo o que deve ser exibido para destacar um negócio, um produto ou informações pessoais/profissionais, com rolagem unidirecional. usualmente a rolagem é vertical, mas há opções de modelos horizontais.
Esse modelo surgiu em 2012 e hoje em dia, devido a sua navegação dinâmica e suas interações, esse modelo de site vem sendo utilizado por muitas empresas sérias que querem ser sucintas em sua comunicação.
Para facilitarmos o entendimento das principais diferenças, fizemos algumas perguntas e respostas para auxiliarem a conhecer um pouco dessa opção.
1) Ao escolher um modelo one page meu site continuará tendo um menu?
Sim, se o dono da página preferir facilitar o encontro dos temas dentro de sua página, ele poderá inserir um menu que chamamos de menu scroll, que nada mais é do que um menu de rolagem, que leva o navegador na seção onde está o conteúdo. Isso porque a página é separa em várias seções para apresentação dos diversos conteúdos.
Ou seja, os links não direcionam para uma nova página, apenas “descem” a página para exibir o conteúdo, normalmente usando efeitos de rolagem.
2) Posso acrescentar uma página no menu do site one page?
Pode, mas ai ele não fica sendo mais um site do modelo One Page.
3) O site one page é responsivo?
Sim, como todos os demais sites produzidos pela Agência Conecta.
4) Para quem são indicados os sites one page?
Para empresas de pequeno ou médio porte, que não tenham um grande portfólio ou gama de produtos a serem apresentados, um site One Page é o modelo ideal uma vez que as informações poderão ser condensadas em uma única página e dividida em seções, de maneira que a comunicação tenha mais imagens e maior apelo visual, não sendo necessário desenvolver texto sem conteúdo para preencher as páginas de um site convencional.
5) Quando não devo utilizar o modelo one page?
Esse modelo não é aconselhável em sites grandes ou de nevegação complexa e para lojas virtuais médias e grandes.
Consideramos sites grandes aqueles que possuem mais de 10 (dez) páginas e lojas virtuais médias aquelas que possuem a partir de 10 (dez) produtos.
Nesses casos é melhor manter o esquema tradicional de vitrine virtual. Fica mais fácil para o usuário procurar.
6) Quais os tipos de interações no modelo one page?
Vídeos, imagens, galerias de imagens, tabela de preços, contato e demais outros itens podem ser acoplados nas seções do site modelo One Page.
Para saber mais, entre em contato conosco.